Blog dedicado a divulgação das obras e pesquisas relacionadas a ocultismo de Ricardo Dias de Oliveira
domingo, 6 de abril de 2025
AS QUATRO CONSTELAÇÕES/ANIMAIS LENDÁRIOS DA CHINA
A astrologia não é uma ciência fixa e universal, há diferença entre a astrologia chamada "ocidental" (essa que usa um 'recorte' de quando o sol está sob uma das 12 constelações) e sutis diferenças entre as práticas astrológicas de povos do Oriente como indianos e chineses. Esse conceito básico de se basear em quando o sol está sob uma das 12 constelações zodiacais, como um recorte, para fazer o mapa astral do indivíduo é muito antigo: já foram encontrados tabuletas em escrita cuneiforme na antiga Babilônia contendo mapas astrais muito semelhantes aos feitos por astrólogos da atualidade. Também as constelações foram nomeadas com nomes diferentes por povos diferentes, atualmente a tradição Ocidental reconhece oficialmente cerca de 88 constelações incluindo as 12 do zodíaco mais famosas e usadas como referência para fazer os mapas astrais de cada indivíduo. Povos antigos nomearam as constelações com nomes diferentes, por exemplo no tratado astronômico da antiga Babilônia Mul.Apin nomeava 71 estrelas e aglomerado de estrelas e levava em conta 18 grandes constelações incluindo uma que era nomeada Andorinha que englobava algumas estrelas da atual constelação de Peixes e uma estrela de da atual constelação de Pégaso.
Por isso a astrologia chinesa reconhece outros grupos de constelações com nomes diferentes dos nomes considerados na astrologia Ocidental. Um grupo de quatro constelações são tidas em alta importância na tradição chinesa são os quatro animais lendários: Dragão (não confundir com a constelação de Draco) Tigre, Tartaruga Negra e Fênix (não confundir com a constelação de Fênix conhecida no Ocidente). A tradição chinesa considera que cada uma dessas quatro grandes constelações rege 7 casas das 28 'mansões lunares'. Ilustrações representando as quatro grandes constelações/animais lendários da tradição chinesa:
O dragão das quatro grandes constelações chinesas como eu disse não é a constelação de Draco da tradição Ocidental. A muito tempo a figura lendária do dragão é tida em alta consideração na tradição chinesa e de outros povos da Ásia. Diferente das tradições e lendas do Ocidente que costumam retratar o dragão como uma representação das forças do mal que cospe fogo e guarda tesouros, na tradição chinesa o dragão representa uma criatura sábia e justa e ao invés de ser relacionado ao elemento fogo, na tradição chinesa o dragão é relacionado ao elemento água. O dragão chinês, ou "dragão azul" rege o quadrante leste e a estação da primavera. Essa constelação chinesa do dragão engloba as estrelas: alfa de Virgem, kapa de Virgem, alfa de Libra, pi de Escorpião, alfa de Escorpião, mu de Escorpião e gama de Sagitário. A energia que prevalece nesse conjunto de estrelas na figura do dragão azul é dessa estrela alfa de Libra, pois na tradição mitológica Ocidental a constelação de Libra é relacionada a deusa Têmis a deusa da justiça que era representada com os olhos vendados e segurando uma balança.
A tartaruga negra do norte é um animal lendário representado como enrolada em uma serpente e lutando contra ela. A tartaruga negra rege o norte e a estação do inverno. A ideia ou energia principal que a tartaruga negra passa é de luta interna, o inverno é a estação fria e tanto a tartaruga quanto a serpente são animais de sangue frio. As estrelas que a tartaruga negra engloba são: phi de Sagitário, beta de Capricórnio, espsilon de Aquário, beta de Aquário, alfa de Aquário, alfa de Pégaso e gama de Pégaso. Ela engloba três estrelas da constelação de Aquário, a energia de Aquário prevalece nela. Na mitologia grega a constelação de Aquário representando um jovem despejando um jarro de água é referência a ao personagem Ganimedes um príncipe troiano que devido a sua beleza foi arrebatado por Zeus na forma de uma águia para servir de copeiro dos deuses. Na mitologia chinesa a região da constelação de Aquário é referida como estrelas e constelações do exército de Yu-Lin um exército de soldados bárbaros do norte, passando uma ideia de uma região perigosa e fechada, difícil de invadir.
A constelação do tigre, ou tigre branco rege o quadrante oeste e a estação do outono. O animal tigre na Ásia e em especial na China representa a força física. As estrelas que são englobadas pela constelação do tigre branco são: eta de Andrômeda, alfa de Áries, beta de Áries, electra de Touro, epsilon de Touro, lambda de Órion, zeta de Órion. As estrelas de Áries e Touro passam uma ideia de início pois tradicionalmente na tradição Ocidental se considera que a sequência das 12 constelações começa com áries e Touro. O tigre branco passa uma ideia ou energia de positividade e luz.
Já a constelação do sul é um animal lendário semelhante a um faisão, é confundido com a fênix mas não é uma fênix, é um pássaro vermelho que rege o quadrante sul, o elemento fogo e a estação do verão. As estrelas que englobam o pássaro vermelho do sul são: mu de Gêmeos, teta de Câncer, delta de Hidra, alfa de Hidra, upsilon de Hidra, alfa de Taça e gama de Corvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário