PLANO ASTRAL/DESDOBRAMENTO/PROJEÇÃO DE CONSCIÊNCIA
Olá pessoal! Nesse post vou falar sobre uma técnica conhecida como projeção de consciência ou desdobramento e o plano astral.
Essa técnica consiste em o adepto projetar sua consciência para o plano sutil de nossa realidade, o plano astral. É uma técnica de alto nível e é ensinada e praticada em praticamente todos os grupos esotéricos. Pode-se afirmar que quase todo mundo já teve alguma experiência semelhante, porém dormindo e sem controle, depois quando acorda acaba pensando que foi apenas um sonho. Alguns adeptos mais avançados são capazes de realizar essa técnica conscientes e comprovadamente já foram vistos em dois lugares ao mesmo tempo, fenômeno conhecido como "bilocação", adeptos como Gurdjieff por exemplo.
Como se trata de uma técnica de alto nível, pode ser considerada uma "faca de dois gumes". O adepto pode realmente projetar sua consciência para lugares distantes e ver tudo que acontece longe (embora seja difícil reter em detalhes a lembrança de tais experiências), mas também corre o risco de sofrer algum ataque de outro adepto mal intencionado (mago negro) ou entidade negativa que habita o plano astral. Embora tal técnica seja bem conhecida de grupos esotéricos do Oriente, a projeção astral não pertence exclusivamente a grupos budistas ou hinduístas, é uma técnica que vem sendo praticada no mundo todo a milhares de anos embora nem mesmo os que a praticam saibam explicar direito como funciona como evidencia os relatos das bruxas da Idade Média, nos casos registrados da Inquisição muitas bruxas diziam que "voavam" á noite para lugares distantes, algumas até mesmo diziam que voavam acompanhadas de entidades pagãs como a deusa Diana (frequentemente associada a bruxaria e cultos á lua) mas na verdade elas estavam realizando a projeção astral porém nem sempre compreendiam o fenômeno que lhes acontecia. Outro caso semelhante da Idade Média é o dos chamados "benandanti" que significa "bons caminhantes" em italiano, essa tradição é mais conhecida no nordeste da Itália porém ocorre em toda Europa a muitos anos possivelmente desde o tempo que os povos celtas habitavam a Europa. Falei sobre os benandanti aqui nesse mesmo blog no post de título "LOBISOMENS". Os benandanti eram pessoas que nasciam envoltos em uma coifa, uma membrana semelhante a uma cápsula. Essas pessoas tinham tendencias mediúnicas, por isso em determinados momentos de suas vidas eram visitadas á noite por um guia, geralmente o líder do grupo benandanti e assim viajavam para o plano astral, lá eles decidiam se queriam se tornar benandanti ou bruxos. Os dois grupos se enfrentavam em determinados momentos como troca de estações e se os benandanti vencessem a colheita seria boa, se as bruxas vencessem as colheitas seriam ruins. A associação entre benandanti e lobisomens ocorre porque alguns podem realmente assumir a forma de lobisomens no plano astral em suas lutas contra as bruxas, tais tradições são bem conhecidas na Europa Central.
Aos interessados em praticar tal técnica há alguns livros recomendáveis como "Auto Defesa Psíquica" de Dion Fortune e "Sana Khan-Um Mestre no Além" do autor brasileiro Luiz Roberto Mattos que foi publicado pela Editora Anunaki:
Em relação ao livro "Autodefesa Psíquica" de Dion Fortune, ela registrou alguns relatos sobre confrontos astrais (ou psíquicos) contra outros adeptos. Ela disse que é muito comum vários ocultistas realizarem a projeção astral em determinadas épocas e se encontrarem nesse plano astral. Um dos relatos mais interessantes dela é sobre seu confronto com Moina Mathers, viúva de Mac Gregor Mathers um dos fundadores da Golden Dawn, ela diz que Moina (que não foi chamada pelo nome mas por uma alcunha) tinha a habilidade de projetar um enorme gato e que certa moça que aparentemente foi sacrificada em um ritual apresentou arranhões como o desse gato no corpo. Ela também cita que há semelhanças entre a projeção astral e o chamado "sonho lúcido". Realmente há muitas semelhanças, no sonho lúcido é como se o praticante pudesse intervir conscientemente em um tipo de "mundo onírico" moldando a realidade a ser experimentada. Alejandro Jodorowski em seu livro "Psicomagia" narra muitas experiências interessantes de sonho lúcido que ele viveu. Franz Von Bardon (1909-1958), também conhecido como Frabato em seu livro "Magia Prática" fala sobre viajem astral e também menciona o "plano mental" que é sutilmente diferente do plano astral. Outra técnica semelhante a projeção astral é a técnica típica da cabala conhecida como "merkabah". Na merkabah o adepto projeta sua consciência para os planos espirituais superiores (vulgarmente conhecido como "céu" pelas religiões) ouve as conversas dos anjos e outros residentes desse plano e depois retornam conscientemente para nosso plano material. É a mais secreta técnica da cabala e uma das mais perigosas, muitos cabalistas morreram jovens por causa dela, pois, qualquer erro pode ser fatal e o adepto ter seu corpo astral atacado pelos anjos (então o corpo do adepto morre com diágnóstico de causa sendo um ataque cardíaco).
Na série animada X-Men dos anos 90 o professor Xavier fazia várias "viagens astrais". Nessa série os mutantes capazes de moverem objetos com a mente e penetrarem na mente dos outros eram chamados de mutantes "psíquicos", porém, percebe-se que na verdade tinham características que nós hoje em dia atribuímos aos chamados médiuns. Algumas dessas batalhas astrais memoráveis do professor Xavier foi contra a entidade conhecida como Rei das Sombras. No contexto da animação, o Rei das Sombras é uma entidade do plano astral que existe desde o princípio dos tempos com grande ódio da humanidade e que tem facilidade de controlar outras pessoas com poderes psíquicos. Em certo ponto da história o Rei das Sombras assumiu uma forma física de Amahl Farouk mas ele pode assumir várias formas e até possuir os corpos de outras pessoas como nas possessões demoníacas. Uma imagem do Rei das Sombras atravessando o "plano astral" para entrar em nossa realidade:
Uma forma comum dele como uma cabeça flutuante:
Em uma animação mais recente "Wolverine e os X-men" o Rei das Sombras foi retratado com uma forma mais egípcia:
Em um confronto com o professor Xavier o Rei das Sombras assumiu o corpo dele, como os demônios fazem nas posessões:
O plano astral pode realmente ser muito perigoso para principiantes por ser habitado por entidades negativas, por isso alguns praticantes realizam a projeção acompanhados por algum guia como no caso do livro "Sana Khan" de Luiz Roberto. Sobre a merkabah, Arieh Kaplan em seu livro "Meditação e Cabalá" diz que é recomendado ao iniciante realizar essa técnica acompanhado de outro adepto menos avançado, pois, depois que os dois retornam as suas consciências a nosso plano material o adepto menos avançado costuma ter mais facilidade de se lembrar dos detalhes da experiência e assim o adepto evita crer que está sofrendo algum tipo de delírio. Como eu já disse, essa é uma técnica de auto nível e por isso tem certos riscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário