OCULTISTAS NOTÁVEIS-4
Olá a todos! Nesse post vou falar sobre um ocultista que é relativamente menos conhecido que os outros e que teve uma vida cheia de dificuldades, o americano Paschal Beverly Randolph (1825-1875), foto dele:
As dificuldades de Randolph já se apresentaram a ele desde seu nascimento, pois, ele era mestiço de ascendência de várias raças europeias e africana, na sociedade americana da época um entrave para ascensão social. Nasceu em Nova York. Após a morte de sua mãe sua única tutora pois seu pai era ausente, foi enviado a um orfanato. No orfanato teve visões de sua mãe confirmada por outras pessoas na qual ela lhe encorajava e disse a ele o que seria seu lema pessoal: "Tente!" Em 1837 se engajou como marinheiro trabalhando até os vinte anos nessa área. Nessa época conheceu várias partes do mundo e nessas viagens se interessou pelo misticismo e tornou-se amigo de ocultistas da França e Inglaterra. Após voltar a terra em meados de 1855 passou a ter uma ativa vida pública dando palestras, atuando como médico prático e publicando mais de vinte livros sobre temas como medicina, ocultismo e romances, inclusive fundou sua própria editora independente. Fundou uma das primeiras lojas Rosa Cruz dos EUA em 1858 e também esteve ligado a Irmandade Hermética de Luxor. Junto ao consultório médico mantinha um laboratório dedicado a experiencias alquímicas. Foi amigo pessoal de Abraham Lincoln tendo formado um segmento do exército formado por soldados negros e lessionado em uma escola voltada para a alfabetização de ex-escravos. Também foi amigo pessoal de Eliphas Levi. Em 1870 funda em Boston a "Irmandade de Eulis" dedicada a práticas ocultas e que passa e ter entre seus membros médicos e cientistas interessados no oculto.
Entre as práticas de Randolph estava a do uso de drogas para induzir o estado alterado de consciência e a chamada "magia sexual" possivelmente ele foi um dos primeiros a introduzir essa última prática aqui no Ocidente. A "magia sexual" ainda é praticada em várias grupos esotéricos como o "Astrum Argentum" e "Thelema" fundados por Aleister Crowley, entretanto, é pouco compreendida em sua profundidade, o próprio conceito de "tantra" é mal interpretado pelos leigos. Para muitos, tanto na época de Randolph como em nossa época atual "magia sexual" seria nada mais que uma fachada para promiscuidade e orgias desregradas. Já na época de Randolph rumores negativos a respeito das práticas de seu grupo passaram a circular e chegaram á Blavatsky outra eminente personagem do oculto. Blavatsky não gostou nada das práticas ocultas de Randolph acusando ele de revelar segredos que não deveria e logo seu grupo e o dele se tornaram rivais, naquela época a "Sociedade Teosófica" que ela fundou estava começando. Em 1872 a polícia promoveu uma busca no grupo de Randolph e prendeu ele sob acusação de promover imoralidades e literatura obscena. Conseguiu se libertar sendo absolvido das acusações, mas, um incêndio destruiu seus escritórios e toda sua pesquisa. Em 1873 estava financeiramente falido e seus amigos espiritualistas haviam lhe virado as costas, mudou-se para Ohio onde continuou a exercer medicina e publicar suas obras além de reconstruir seu grupo esotérico. Casou-se novamente e teve outro filho, havia abandonado a primeira esposa. Em 1875 informou um vizinho que ficou chocado ao saber de sua intenção de se suicidar e deu fim a própria vida com um tiro na cabeça. Sua obra sobre magia sexual "Magia Sexualis" foi editada e publicada anos depois por uma discípula sua Maria de Naglowskla.
As causas de seu suicído podem ser especuladas, talvez pressão pelas perseguições sofridas ou perda do trabalho de toda sua vida, ou talvez devido ao confronto com Blavatsky. Dentro dos meios ocultos não é raro haver "confrontos astrais" entre os adeptos quer seja através do chamado "plano astral" ou através do que vulgarmente se chama de "lançar feitiços" um contra o outro. Confrontos astrais não raro levam ao enfraquecimento de ambos os lados e até a morte de um deles. Embora seja menos lembrado do que outros ocultistas ocidentais, a obra de Randolph merece ser enaltecida, se vermos como um todo as áreas do oculto que ele estudou e divulgou notamos logo que ele foi um pioneiro no ocultismo ocidental apresentando técnicas ocultas ao público ocidental muito antes da Golden Dawn notória sociedade esotérica muito influente aqui no ocidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário