OCULTISTAS NOTÁVEIS-9
Olá a todos! Nesse post vou falar um pouco sobre a vida e obras de um ocultista que foi um dos fundadores da Golden Dawn, a "Ordem Hermética da Aurora Dourada" a mais influente sociedade esotérica ocidental da era moderna. Foto de Mathers:
Samuel Lidell Mathers nasceu em 1854 faleceu em Paris em 1918. Teve uma infância pobre e quando se tornou maior de idade entrou para a infantaria militar mas, não chegou a se engajar em combates reais. Através de seu vizinho Frederick Holland foi iniciado na maçonaria e em pouco tempo alcançou o grau mais elevado. Nos círculos maçônicos ganhou a alcunha de "inglês maluco" por causa de suas excentricidades e grande interesse em ocultismo. Ele passou a incluir o nome "Mac Gregor" ao seu alegando ascendência escocesa. Também passou a afirmar que era o rei Jaimie IV (1473-1513) que conseguiu alcançar o "elixir da vida eterna" dos alquimistas e vivia desde aquela época. Jaimie IV foi um rei bastante erudito que tinha interesse em alquimia e sua morte foi obscura, porém, tanto Mathers quanto muitos outros esoteristas da época e de hoje em dia gostam de inventar histórias como essas além de afirmarem serem a reencarnação de personagens famosos do passado. Logo se filiou a sociedade Rosa Cruz da Inglaterra e publicou "A Kabbalah Revelada" em língua inglesa. Esse livro se trata dos três capítulos mais obscuros do Zohar um dos livros básicos da cabala (para saber mais sobre o Zohar recomendo darem uma olhada no post de título "O QUE É CABALA?" desse mesmo blog). Originalmente esses capítulos obscuros do Zohar tinham sido publicados em latim pelo barão Christian Knorr Von Rosenroth (1631-1689) sob o título "Kabbala Denudata". A publicação dessa obra traduzida do latim para o inglês tornou Mathers muito conhecido e ele passou a dar palestras sobre cabala em grupos esotéricos.
A Golden Dawn surgiu principalmente por causa de certos manuscritos misteriosos cifrados que estavam escritos em alemão arcaico e junto aos quais havia uma carta também em alemão que dizia que quem os decifrasse poderia entrar em contato com Ana Sprengel ("Sprengler" segundo outras fontes) de um grupo secreto alemão estilo Rosa Cruz. Existem certos pontos obscuros sobre como tais manuscritos foram encontrados, mas, o certo é que caíram nas mãos de Willian Robert Woodman eminente maçom e Rosa Cruz que comunicou sua descoberta a Willian Wynn Westcott amigo pessoal de Blavatsky e também Rosa Cruz que incumbiu Mathers de traduzir esses manuscritos. O conteúdo desses manuscritos traduzido deixou muito animados os envolvidos, até onde se sabe eles continham a descrição de certos rituais, indicações de técnicas ocultas e comentários sobre o significado deles. Através do contato por carta com Ana Sprengel (se é que realmente existiu alguém com esse nome) os envolvidos receberam mais conhecimento oculto e instruções para formarem a Golden Dawn sendo que Westcott assumiu o cargo de "mago supremo" da ordem. Logo foi iniciado o templo de "Ísis-Urania" em um local modesto de Londres, e em seguida outras "lojas" da Golden Dawn em outros lugares. Em 1888 quando Moina (Mina Bergson 1865-1928) estudava livros de arte egípcia em um museu conheceu Mathers, pouco tempo depois eles se casaram. Nessa época Mathers era curador do museu Horniman. Os contatos por carta com Ana Sprengel acabaram um ano após a formação da Golden Dawn e supõe-se que caso os fundadores quisessem mais orientação e conhecimento oculto deveriam tentar manter contato com os mestres secretos de outra forma. Mathers tinha recebido um tabuleiro tipo ouija, um anel e um disco através dos quais podia manter contato a distância com esses mestres. Passou a se esforçar mais para contactá-los através da projeção astral e de Moina com quem também eles mantiam contato. Certos livros passaram a serem apresentados a Mathers pelos mestres e logo após copiar algo esses livros desapareciam. Pouco tempo depois Westcott abandona a Golden Dawn deixando Mathers como líder supremo da ordem. Nesse período sua renda vinha do patrocínio de Annie Horniman uma das mulheres mais ricas da época e amiga de Moina. A dedicação de Mathers ao estudo do oculto aliada a sua própria erudição (ele conhecia várias línguas como latim, hebraico e gaélico) logrou notáveis frutos como os livros "A Clavícula de Salomão", "Magia Sagrada de Abramelin, o Mago" e o grimório de "Armadel" grimórios que ele publicou. Mas, as intrigas internas na Golden Dawn passaram a ameaçar a estabilidade da ordem. Para quem não está familiarizado com esses assuntos, é muito comum haverem intrigas e disputas de poder em ordens esotéricas tanto entre as consideradas "de mão direita" quanto as consideradas "de mão esquerda". Muitos membros da Golden Dawn, principalmente os dos graus mais baixos não estavam satisfeitos com o modo como Mathers estava exercendo seu comando e muitos acusavam Mathers de ter inventado a história dos mestres secretos para se manter no poder. A estrutura de muitas ordens esotéricas costuma ter uma ordem "externa" ou "aberta" na qual qualquer um pode ser admitido e outra ordem "interna" ou "secreta" onde apenas os membros que alcançam graus elevados são admitidos e onde se divulgam conhecimentos ocultos mais profundos e sofisticados. É muito comum também existir nessas ordens esotéricas verdadeiros "mestres secretos", não são os líderes visíveis, são indivíduos que controlam as diretrizes de longe e costumam entrar em contato com os adeptos apenas quando eles mesmos querem ou quando julgam que eles merecem. É por tais motivos que muitas pessoas de fora da ordem acabam acusando esses mestres de nunca terem existido ou então acabam glamourizando demais a existência deles. Basta citar como exemplo os mestres secretos que orientaram Blavatsky a criar a Sociedade Teosófica. Ela tratava a existência de seus mestres com muita restrição e respeito, mas, outros acabaram desenvolvendo uma obcessão por entrar em contato com eles e atribuíram características e poderes sobre-humanos a eles. Após a morte de Blavastky, muitos tentaram por conta própria entrar em contato com tais mestres e fundaram grupos esotéricos não se sabe se com ou sem a permissão deles. Hoje em dia em muitos grupos holísticos muito se fala sobre "mestres ascensos" da "Loja Branca" (de mão direita) e até se publica em muitos blogs e páginas pela internet supostas mensagens transmitidas através do processo de canalização por esses mestres. Deve-se ter censo crítico para lhe dar com tais informações, é muito fácil entidades "negativas" usarem um médium passivo e transmitirem a mensagem que quiserem iludindo o buscador. Com relação aos mestres secretos que orientaram Mathers ele dizia o seguinte:
"Os conhecimentos da Segunda Ordem foram obtidos por mim por uma série de maneiras, por clarividência, por projeções astrais da minha parte e da parte deles, pelo tabuleiro, pelo anel e disco, ás vezes por voz direta audíveis por meus ouvidos externos e pelos de Vestigia (nome iniciático de Moina) ás vezes pelas cópias de livros que eram trazidos até a mim não sei como e que desapareciam de minha visão assim que a transcrição era feita. O esforço de tal trabalho era enorme, especialmente ao obter o ritual Z que literalmente quase me matou. A prostração nervosa após cada comunicação era terrível pois eu era testado na acuidade de cada passagem comunicada. Essa prostração era acompanhada de tempos em tempos de transpiração gelada e severa perda de sangue pelo nariz, da boca e ocasionalmente dos ouvidos."
No livro "O Despertar dos Mágicos" de Louis Pauwels e Jacques Bergier também há uma citação de Mathers falando sobre esses mestres secretos, veja:
"Nem sequer sei seus nomes terrenos e só muito raramente os vi com os seus corpos físicos...Eles encontram-se fisicamente comigo no tempo e no lugar antecipadamente fixados. Na minha opinião, creio que são seres humanos que habitam a Terra, mas que possuem poderes terríveis e sobre-humanos...As minhas relações físicas com eles mostraram-me quão difícil é para um mortal, por muito evoluído que seja, suportar-lhes a presença. (...) sentia-me em contato com uma força tão terrível que apenas posso comparar ao efeito provocado numa pessoa que esteve perto de um relâmpago durante uma violenta trovoada, acompanhado por uma grande dificuldade de respirar..."
A descrição de Mathers lembra o caso dos adeptos superiores do sufismo a vertente mística do islã, também se diz que os grandes mestres sufi apenas entram em contato com outro adepto menor quando querem e por contato telepático sendo que o líder supremo é conhecido de poucos. Naturalmente tais mestres secretos de Mathers eram adeptos Rosa Cruz, porém não rosacruzes mundanos, acessíveis a qualquer um, e sim adeptos superiores muito evoluídos em todas as técnicas de ocultismo. Lembram o caso da publicação de cartazes tipos manifestos Rosa Cruz em Paris no ano de 1623, esses manifestos diziam que eles estavam presentes na cidade, que tinham grandes poderes e que entrariam em contato com quem quisessem e quem achassem que mereciam.
Por causa de um interesse em alquimia, Crowley também acabou sendo apresentado a Golden Dawn em 1898 e esteve sob a tutela de Mathers por algum tempo. Mathers enviou Crowley a lojas de Londres, mas, devido a má reputação de Crowley e também devido a sua personalidade arrogante os líderes das lojas declararam Mathers como expulso da Golden Dawn. Mas isso não significava nada pois ele ainda se considerava o verdadeiro líder. Em 1901 um casal de charlatães enganaram Mathers se passando por enviados dos mestres secretos e tiveram acesso a documentos descrevendo rituais da ordem e publicando-os em jornais. Mathers tentou processá-los mas o estrago já tinha sido feito e o caso repercutiu muito na imprensa na época. A relação de Mathers com Crowley que antes havia sido de mestre e discípulo também foi abalada. Mathers reivindicou a existência de graus desconhecidos e que apenas ele poderia dar a Crowley sob pagamento de certa quantia. Quando Crowley se deu conta que esses graus secretos e iniciações secretas eram apenas para lhe extorquir dinheiro se afastou de Mathers e passou a pesquisar e estudar sobre o oculto por conta própria. Quando em meados de 1910 Crowley publicou em sua revista Equinox rituais da Golden Dawn Mathers considerou a gota d'água e os dois começaram um duelo astral. Os cães de Crowley foram mortos e outros fenômenos insólitos também se manifestaram em sua mansão causando verdadeiro terror em seus empregados. Eu já mencionei aqui nesse blog vários casos de "confrontos astrais" entre ocultistas e os leitores devem saber que geralmente um ou os dois ocultistas que se enfrentam acabam muito fracos após os confrontos geralmente morrendo pouco tempo depois. Nesse caso não foi diferente, mas, quem parece ter levado a pior foi Mathers que acabou ficando muito enfraquecido e morrendo em Paris de gripe espanhola. Crowley continuou seus estudos e práticas de ocultismo além de seus hábitos excêntricos por alguns anos após a morte de Mathers.
Com relação aos manuscritos originais e as traduções dos manuscritos que continham os rituais que colocaram Mathers e os outros em contato com os mestres secretos muita especulação e teorias foram criadas. Mathers tentou publicar o conteúdo desses manuscritos mas coisas estranhas aconteciam quando ele tentava fazer, seus escritos mudavam de conteúdo sozinhos, pegavam fogo (há muitos relatos de livros de magia que pegam fogo quando alguém sem preparo tenta tirar proveito deles) ou então ele ficava muito doente. Certamente os mestres secretos não desejavam que esse conteúdo fosse tornado público. Seja como for, grandes foram as realizações de Mathers na área do oculto, graças a ele muito material relevante quer seja sobre cabala ou grimórios se tornaram acessíveis ao grande público.
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