sábado, 18 de novembro de 2017

DESMISTIFICANDO  O  DESENHO  "A  CAVERNA  DO  DRAGÃO"

   Olá pessoal! Nesse post eu vou explicar alguns conceitos que são pouco conhecidos ou simplesmente mal interpretados a respeito de um desenho que provavelmente marcou a infância de muita gente, o desenho "A Caverna do Dragão". Primeiro vamos aos detalhes técnicos da animação.
   "A Caverna do Dragão" chamado originalmente em inglês de "Dungeons & Dragons" (significa "masmorras e dragões" em inglês) é uma série de animação produzida pela Marvel, TSR e Toei Animation e exibido originalmente entre 1983 e 1985 pelo canal CBS. Os produtores se basearam no jogo de RPG chamado Dungeos & Dragons que fazia grande sucesso na época. Pra quem não está familiarizado com esse tipo de jogo chamado RPG (iniciais de "role playing game") é um tipo de jogo no qual os jogadores assumem a identidade de personagens e os interpretam. Um indivíduo tem a incumbência de ser o "game master" também chamado de "narrador" ou "mestre", esse sujeito irá definir os rumos da história e de cada personagem. Costuma ser jogado em um tabuleiro com pequenas estátuas representando os jogadores e o que vai acontecer é definido por uma jogada de dados (são usados no RPG além dos dados tradicionais de 6 faces, dados com 8, 10 ou mais faces). 
   Já circula pela internet afora a muitos anos um monte de especulações a respeito do desenho. De fato ele tinha um clima bastante sombrio e com muitas referências ao oculto mas não era um desenho "satânico" com mensagens subliliminares como muitos propagam por aí. Em essência havia sim um pano de fundo "gnóstico" (a quem não conhece recomendo pesquisar a respeito, a vertente gnóstica foi uma das primeiras interpretações filosóficas do cristianismo a se propagar nos primeiros anos após a "morte" de Jesus e foi muito popular na Ásia Menor região da atual Turquia). A história basicamente é sobre um grupo de seis jovens que em um domingo vão brincar em um parque de diversões em uma montanha russa chamada Dungeons & Dragons e acabam sendo transportados para um mundo estranho referido pelos personagens como "reino" e recebem armas especiais para sobreviverem lá. Enquanto buscam o caminho de volta para nosso mundo recebem orientações do "Mestre dos Magos" e tem de enfrentar vários perigos como o Vingador. Vou falar sobre os principais personagens e ao mesmo tempo dar a interpretação sobre qual parece ter sido a intenção dos produtores ao fazer eles daquele jeito:
   A abertura do desenho (que não costumava ser exibida aqui no Brasil) mostra os jovens no parque entrando no brinquedo do parque e depois sendo transportados para aquele mundo estranho o "reino" e ganhando roupas e armas magicamente dadas pelo Mestre dos Magos. O Mestre dos Magos obviamente pelo poder e conhecimento que tem foi baseado no "game master" o indivíduo responsável por dar as diretrizes nas partidas de RPG. Ele se comporta como um tipo de "deus" manipulando o destino dos jovens para seus próprios objetivos, dando conselhos obscuros e ambíguos (assim como os "oráculos" da antiguidade) mas também ajudando eles, esse é o Mestre dos Magos:
   Quando os jovens entram no brinquedo do parque o Mestre dos Magos observa o jeito de cada jovem e baseado nisso concede a roupa e arma para eles interpretaram um papel, por exemplo, observando a capacidade de liderança de Hank ele lhe deu o papel de "arqueiro" e um arco mágico cujas flechas assumem a textura que ele deseja se esticando como borracha, se mantendo comprida como corda e fazendo outras coisas incomuns para flechas normais. Na cultura da antiga Pérsia dava-se grande valor aos arqueiros que eram considerados como perpicazes pela boa mira, inclusive muitos reis persas foram retratados em pinturas e escultura como arqueiros. Esse é Hank:
   O Mestre dos Magos deu a Eric o papel de "cavaleiro" e um escudo mágico capaz de protegê-lo da maior parte dos ataques das coisas do "reino" e inclusive ampliar sua capacidade de defesa para uma área maior ao redor dele. Os simbologistas de plantão podem achar que devido ao comportamento arrogante e egoísta dele seu escudo representa sua covardia, entretanto é mais provável que tenha recebido o papel de "cavaleiro" porque era costume antigamente os homens de famílias nobres serem "cavalheiros" jurarem vassalagem a um senhor feudal, ganharem títulos de nobreza e se engajarem nas guerras, não que o Eric seja de uma família "nobre" de linhagem antiga (talvez seja) mas ele é de família rica motivo da arrogância dele. Eric:
   Sheila ganhou um capuz que a torna invisível quando ela o veste na cabeça. Não parece haver algo na personalidade dela que motive o Mestre dos Magos a ter dado essa "arma" a ela, mas, dentro do ocultismo técnicas para se tornar "invisível" costumam ser relacionadas a capas, ou neblinas. Sheila:
   Diana devido a suas habilidades atléticas ganhou o papel de "amazona" e um bastão que pode crescer ou diminuir á sua vontade lhe permitindo dar vazão a suas habilidades ou simplesmente usá-lo para derrubar os adversários. O nome "Diana" é o nome da deusa grega da lua e da caça notável pela força e habilidades. Diana:
    
 


      Bobby o irmão mais novo de Sheila ganhou o papel de "bárbaro" por causa de sua personalidade tempestuosa e como arma um "tacape" o mesmo que "clava" ou "maça" capaz de esmigalhar objetos sólidos e provocar abalos sísmicos. A ideia do tacape provavelmente foi dado a ele porque ele jogava baseball em nosso mundo. Vale esclarecer sobre a roupa dele que os "bárbaros vinkings" não usavam elmos com chifres, os arqueólogos sabem bem disso e acham graça das representações pitorescas de chapéus com chifres. Isso foi perpetuado no inconsciente das pessoas por causa das tirinhas de "Hagar o Horrível" criada nos anos 70 sobre um "viking" estereotipado onde o personagem Hagar usa um chapéu com chifres. Bobby:

   Presto ganhou o papel de "mago" e não tem "armas" combativas, mas, um chapéu de onde pode tirar praticamente qualquer coisa. A ideia de fazê-lo um "mago" é devido a ele gostar de realizar "truques" de magia na escola, não "magia" propriamente mas "ilusionismo" desses de David Copperfield e Mr. M. ele provavelmente gostava de comprar aqueles "kits de magia" de brinquedo que tinham objetos projetados para ludibriar as pessoas e cartas para fazer truques. A ideia de tirar coisas do chapéu veio do truque clássico dos ilusionistas de "tirar um coelho do chapéu". Ele até pode "orientar" mais ou menos o quê vai sair do chapéu com algumas palavras rimadas (o poder das palavras é altamente considerado em ocultismo tradicional e frases rimadas costumam dar "certos efeitos". O livro clássico da cabala "Sefêr Yetsirá" por exemplo dá grande importância ao poder das palavras) mas geralmente ele tira coisas do chapéu que provocam situações cômicas! Presto:
    O grande vilão da história que constantemente atrapalha os jovens quando eles tentam achar um "portal" para voltar a nosso mundo é o Vingador. O Vingador tem a aparência de um sujeito com asas de morcego e roupa com chifres, mas um dos chifres cortados. Os mais esclarecidos já devem ter percebido a tempos que ele representa o estereótipo de um "anjo caído" com essas asas de morcego, um "Lúcifer". Em certos episódios o Mestre dos Magos chama ele de "filho" como se ele fosse o anjo Lúcifer que transformou em demônio. Tanto o Vingador quanto o Mestre dos Magos em muitos pontos parecem representarem "Deus" pois tem muitos conhecimentos sobre o "reino" e manipulam os acontecimentos nele. Há um episódio denominado "O Portal do Amanhecer" quando os jovens abrem uma caixa despertam um tipo de "Deus" ainda mais poderoso, essa coisa de "um Deus acima de outro Deus" tem raízes na seita cristã gnóstica como eu havia mencionado no início. No mais, o Vingador se comporta como um verdadeiro mago possuindo grandes poderes e estando constantemente atrás de mais poder mágico como por exemplo das armas mágicas dos jovens para poder dominar o "reino". Ele também aparece ás vezes cavalgando um tipo de "cavalo demônio" que voa pelos ares. O conceito desse "cavalo demônio" provavelmente veio do mago Michael Scott sobre o qual eu falei no meu livro "O Sobrenatural Na Antiguidade" disponível em versão e-book no site www.clubedeautores.com.br esse Michael Scott (chamado de Miguel Escoto no livro " A Divina Comédia" de Dante Alighieri) de acordo com o que é contado sobre ele foi um mago de origem escocessa que estudou magia com os árabes e certa vez invocou um "cavalo demônio" de cor negra no lombo do qual atravessou voando o "canal da mancha" o espaço do mar que separa a Inglaterra do norte da França. O Vingador também tem um "demônio familiar" chamado Demônio das Sombras" que age como um tipo de informante ou espião trazendo informações para ele. O Vingador montado em seu "cavalo demônio" chamado de Pesadelo:
   Aqui o Vingador ao lado de seu informante o Demônio das Sombras:
   Uma das criaturas mais poderosas do "reino" que o Vingador teme é um dragão de cinco cabeças chamado Tiamat. Cada cabeça de Tiamat cospe um elemento diferente, uma cospe ácido, outra fumaça corrosiva, outra raios e etc. Pra quem não sabe "Tiamat" é o nome de um tipo de "deusa demônio" da mitologia suméria, ela teve um relacionamento com seu filho Kingu e gerou várias criaturas monstruosas para tentar derrotar os deuses regentes. A entidade da mitologia grega chamada Equidna se parece com ela. Tiamat:


   Muitas pessoas tem curiosidade a respeito do verdadeiro final do desenho, em saber se os jovens realmente conseguiram achar o portal para voltarem para nosso mundo e muitas teorias circulam na internet a respeito disso (algumas até dizem que os jovens na verdade morreram e foram parar no inferno que seria aquele "reino"! Ha ha ha!). O que temos de mais consistente a respeito disso é um roteiro que nunca virou episódio pois a série foi cancelada sem uma conclusão. Esse roteiro teria sido escrito por Michael Reeves. Nesse roteiro o Vingador e o Mestre dos Magos fazem um tipo de acordo e o Vingador diz que os jovens nunca encontrarão a "chave". Mestre dos Magos aceita o acordo. Após saírem de um grande perigo os jovens encontram o Vingador que diz que enviará eles para o nosso mundo se eles forem até um mausoléu e jogarem uma chave no abismo. O grupo sofre um "racha" e metade confia no Vingador outra metade não confia apesar de ambos seguirem em direção a esse mausoléu. Nesse mausoléu eles encontram um sarcófago com uma escultura que parece o Vingador mas sem asas e chifres. Dentro desse sarcófago eles encontram a tal chave e os dois grupos discutem se devem ou não jogar a chave no abismo. Eric resolve coloca-la em uma entrada na abóbada do mausoléu e ao fazer isso sai uma luz que atinge o Vingador que acaba se transformando em um nobre cavaleiro que diz ao Mestre dos Magos "-Pai eu voltei" como se Lúcifer voltasse a ser um anjo bom. Os jovens descobriram que o Mestre dos Magos não trouxe eles ao "reino" para combater o Vingador, mas sim para faz~e-lo voltar a ser bom. Depois disso o Mestre dos Magos abre um portal para o nosso mundo e os jovens voltam para cá. Esse seria o final escrito porém nunca transformado em episódio de desenho (me parece que fizeram uma história em quadrinhos com esse roteiro). Ao longo dos episódios da série existem várias referências que mostram que na verdade os jovens deveriam fazer o Vingador ficar "do bem" para poderem conseguirem voltar para nosso mundo e também episódios em que o Mestre dos Magos chama o Vingador de filho, mas, esse roteiro praticamente explica tudo.
   Concluindo, espero que esse post tenha explicado muitas dúvidas a respeito desse desenho. Até a próxima!


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