THERION E O OCULTISMO
Olá a todos! Nesse post vou falar sobre as características ocultistas da banda Therion.
Se tem uma banda que tá envolvida até o pescoço com ocultismo e mitologia essa banda é o Therion! É uma banda que eu gosto muito e acompanho já a muitos anos. Alguns podem estar se perguntando porque eu não falei sobre o Therion no meu outro blog realidadesalternativas7.blogspot.com, acontece que as letras das músicas do Therion são cheias de menções a ocultismo e mitologia e não seria muito adequado nem prudente ficar explicando esses assuntos assim de maneira tão vulgar. E se fosse pra comentar apenas o som e ignorar o profundo significado das letras não teria tanta graça. Por isso o espaço desse blog é o mais adequado.
Therion (significa "besta" em grego) é uma banda de metal sinfônico da Suécia formada em 1987 a princípio com o nome Blitzkrieg. O principal integrante e fundador é Christofer Johnsson vocalista, guitarrista e compositor. Ele é o único integrante que está na banda desde o início até hoje em dia, muitos músicos já passaram pelo Therion, a banda tem praticamente uma formação diferente a cada álbum lançado. O som da banda é sem dúvidas um metal sinfônico e dos bons! As músicas tem uma atmosfera grandiosa e com muitos elementos de orquestra, mulheres e homens contando no estilo soprano (típico de ópera) e claro muito peso de metal. Thomas Karlsson contribui para a banda como letrista. Esse personagem discreto é o fundador de uma ordem esotérica chamada Dragon Rouge fundada em 1989 o site da ordem é: dragonrouge.net. É uma sociedade considerada "da mão esquerda" o que não significa necessariamente que seja uma sociedade satanista, mas que explora os aspectos obscuros do esoterismo e busca o auto aperfeiçoamento pessoal, tem uma filosofia própria. Karlsson é um verdadeiro erudito no ramo do esoterismo, possui doutorado em história da religião, mestrado em história das ideias e leciona cursos universitários de esoterismo ocidental. Esse é Thomas Karlsson:
O livro dele sobre as runas, as letras usadas pelos vikings:
Outro livro dele em que fala sobre as matérias estudadas na Dragon Rouge como Goécia e Cabala:
A Dragon Rouge possui um "sistema mágico" muito próprio. Nesse sistema o símbolo do dragão é altamente considerado e a cabala estudada e praticada por eles é uma cabala diferente, essa cabala explora o lado sombrio, negativo das séfiras. Já existem brasileiros que são membros da Dragon Rouge como o Adriano Camargo Monteiro cujos livros abordam sobre alguns conceitos da ordem e foram publicados pela editora Madras.
Vou citar aqui o significado de algumas menções a ocultismo nas músicas e álbuns do Therion:
-Um símbolo que representa a banda e aparece na capa de todos os álbuns é uma estrela de onze pontas, basta procurar que está lá discretamente, representa os "onze reis de Edom" ou "qliphods" entidades do caos destrutivo mencionados no livro Zohar:
-Um dos primeiros álbuns da banda se chama THELI que no livro Sefer Yetsirá significa um tipo de dragão na tradição judaica, referência a constelação de dragão que permanece estável enquanto outras constelações giram em torno dela.
-Um album deles se chama VOVIN que significa "dragão" na língua enoquiana trazida pelo ocultista da renascença Jonh Dee:
-A música "Wine of Aluqah" do álbum Vovin se refere ao sangue mesntrual e a magia sexual.
-A música "Arrow From The Sun" do álbum Lemuria se refere ao arco de Abaris sacerdote de Apolo.
-A capa do álbum Sitra Ahra já mostra de cara um diagrama da árvore da vida da cabala porém invertida, em primeiro plano está a séfira Tahumiel, equivalente a séfira Kether na árvore da vida tradicional. O "fruto" dessa séfira é "Sitra Ahra" representada por uma concha negra:
Essas são apenas algumas explicações sobre referências a ocultismo e mitologia dos álbuns e músicas da banda, se fosse falar sobre todas não haveria espaço! Percebe-se em muitos deles a importância da tradição da cabala que eles conhecem muito bem.
Em 2014 o Therion comemorou 25 anos de banda e lançou um selo comemorativo:
É uma das bandas que coloca a qualidade do som em primeiro lugar, acima de marketing, acima de modinhas e qualquer outra coisa, por isso seus álbuns são grandiosos, imponentes, ali está a "grande música". Aqui minha camisa oficial comemorativa dos 25 do Therion:
Detalhe da gola interna da camisa, só pra exibir que é produto oficial mesmo! Ha ha!
Nossa, que bacana!
ResponderExcluirAmo a banda Therion e tenho vontade de estudar mais sobre esses assuntos.
Caso tenha disponibilidade e interesse, pode me mandar algum material via email (clelioluciodacosta@hotmail.com)?
Obrigado!!!
Obrigado por deixar seu comentário Junior. Para entender mais sobre a "cabala draconiana" recomendo o livro "A Cabala Draconiana" do autor Adriano Camargo Monteiro lançado aqui pela Madras editora. Os livros do Thomas Karlsson foram lançados pela editora Penumbra site penumbralivros.com.br. Sobre cabala em geral recomendo meu livro "O Conhecimento da Cabala" em versão e-book no site clubedeautores.com.br link p/ ele á direita desse blog e meu outro blog esoterismojudaico.blogspot.com. Talvez eu prepare um curso on-line com mais detalhes sobre cabala caso vc e outros leitores tenham interesse, posso pensar a respeito escrevam para ricardodiasoliveira7@gmail.com
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir