domingo, 5 de novembro de 2017

RESENHA  DE  FILMES-1

   Olá pessoal! Como esse blog é voltado para ocultismo em geral resolvi fazer uma resenha de um filme que costuma ser uma das principais referências quando se trata de filmes com temática de ocultismo, o filme "Constantine".
   O filme "Constantine" foi lançado em 2005, foi baseado no personagem John Constantine criado pelo escritor de quadrinhos Alan Moore e apareceu pela primeira vez na revista "Monstro do Pântano" ("Swamp Thing") número 37 em julho de 1985. Depois o personagem ganhou sua própria revista chamada "Hellblazer". Para quem não sabe Alan Moore é um gênio do ramo de roteiro de histórias em quadrinhos, ele é o criador de grandes histórias que foram adaptadas para o cinema como "Watchman" e "V de Vingança". Ele também é ocultista e conhece de cabala, magia cerimonial e outros segmentos do oculto, foto dele:
   Alan Moore não gostou das adaptações cinematográficas de suas obras por isso costuma pedir para que seu nome não seja associado aos filmes. Para quem conhece o personagem Constantine dos quadrinhos sabe que ele é consideravelmente diferente do filme em que foi interpretado por Keanu Reeves. O Constantine dos quadrinhos é loiro de olhos azuis, costuma usar um sobretudo bege e mora em Londres Inglaterra enquanto o do filme tem cabelos e olhos negros e mora em Los Angeles EUA. Esse é o Constantine dos quadrinhos:
   Apesar disso Keanu Reeves soube interpretar bem o personagem e a atitude arrogante desleixada e individualista é a mesma dos quadrinhos e do cinema. 
   Já existem muitos blogs e sites pela internet afora que fizeram análises sobre os aspectos ocultos do filme, entretanto, muitas dessas explicações não são coerentes. Os produtores do filme realmente tiveram uma base para os elementos de ocultismo do filme, porém em muitos pontos eles interpretaram esses elementos de forma errada, exagerada e distorcida. Então vou explicar o que tem fundamento e o que está distorcido e fantasioso de ocultismo no filme. Esse é um dos posteres: 
   Logo no começo o filme fala sobre a "Lança do Destino" a lança que supostamente foi usada por um soldado romano para ferir o lado de Jesus quando ele estava crucificado. Tal lança possui uma história complexa e supostamente foi usada como um tipo de "amuleto de vitória" pelo imperador Constantino e outros monarcas como Carlos Magno, depois disso ela desapareceu e foi encontrada por Pedro Bartolomeu na Primeira Cruzada e depois de passar por várias mãos ficou em poder da família Hapsburg da Áustria e exibida em um museu. Hitler teria visto-a nesse museu quando era apenas um cabo mensageiro, e depois a possuído quando já ditador da Alemanha. Teorias dizem que os americanos se apossaram dela após o fim da Segunda Guerra Mundial e que a que está em um museu hoje é apenas uma réplica. No filme, em local isolado no México dois sujeitos estão catando sucata e um deles encontra a tal lança envolta na bandeira nazista:

   O sujeito é atropelado por um carro mas sobrevive e aparece um símbolo de um círculo com uma cruz no pulso dele que continua caminhando após isso. A cena mostrada depois é em Los Angeles, uma menina é possuída e Constantine chamado para fazer o exorcismo por um amigo seu padre que não conseguiu exorcisá-la com sucesso. O que se nota logo de cara é que a menina e outros do prédio são imigrantes das Filipinas. Filipinas é um país do sudeste asiático cuja maioria da população é cristã principalmente católica, apesar das possessões acontecerem a milhares de anos em todos os povos e culturas o fato dela ser católica é um elemento que a coloca dentro de uma cultura religiosa onde as possessões realmente ocorrem com mais frequência do que outras culturas religiosas, e o fato dela ser uma adolescente também a coloca em um "grupo de risco" mais suscetível de sofrer possessão, a fase de passagem da infância para adolescência é a fase onde mais ocorrem casos chamados "poltergeist". Contantine entra no quarto da menina, abre a cortina da janela e tira do bolso um curioso chaveiro com vários "pantáculos" símbolos feitos com propósitos magísticos bem determinados nesse caso de imagens religiosas cristãs, ele procura qual deles afeta mais o demônio que a possuiu, um deles causa efeito nela. Ele escolhendo o chaveiro:
   Aqui as medalhas desse chaveiro:

   Constantine pressiona a medalha que mais afetou o demônio na testa da menina e quando ele pensou que tinha acabado uma forma parecendo um demônio pressiona para tentar sair de dentro do corpo dela. Ele pede que as pessoas tragam um espelho grande que coloca acima da menina enquanto a exorcisa e diz para fecharem os olhos, um homem olha e sua barba e cabelos ficam brancos (esse é um fenômeno que já foi relatado acontecer com certas pessoas que veem algum incidente sobrenatural, até crianças já foram relatadas com os cabelos ficando completamente brancos). O demônio é "capturado" no espelho e tenta sair de lá, na confusão o espelho cai pela janela se quebra e a menina se liberta da possessão. Em relação ao espelho a tradição oculta costuma considerar os espelhos como "portais para outros mundos" e na tradição oculta chinesa se diz que demônios não gostam de terem suas imagens refletidas em espelhos, nessa tradição espelhos costumam ser usados como amuletos de proteção contra eles como o espelho colocado no centro do amuleto chamado "baguá", porém dentro do contexto de um exorcismo tradicional não se usa espelhos os produtores do filme apenas se apropriaram desses conceitos a sua própria maneira. Constantine vai na cozinha e vê um desenho da lança do destino feito pela menina na geladeira. Contantine diz ao padre que o exorsimo não foi bem feito e pede a ele para "ouvir a atmosfera" tirando um amuleto que ele trás no pescoço. Esse padre é médium e Constantine quer que ele "sonde" o "éter" o "plano astral" para saber o que está acontecendo. Quando Constantine chega em seu apartamento vemos um estoque de água benta e ele acende um cigarro com um isqueiro que tem gravado um símbolo chamado "Medalha de São Bento":
   Esse símbolo foi encontrado em um mosteiro a abadia de São Miguel em Metten em 1647 quando certas bruxas presas pela inquisição afirmaram que não conseguiam fazem nenhum encanto contra tal mosteiro. Esse símbolo encontrado lá nas paredes do mosteiro tem duas formas uma com uma imagem de São Bento e inscrições e outra com essa cruz estilizada com as iniciais de curtas orações como "N D S M D" em latim "Non draco sith mihi duz" significa "Não seja o dragão meu guia". 
   Em uma igreja a policial Angela está se confessando e pergunta ao padre como ela sabe onde os bandidos estão e quando atirar (ela é médium). No hospital a irmã gêmea dela chamada Isabel se joga do alto e aparece no pulso dela aquele mesmo símbolo composto de um círculo com uma cruz. Constantine vai ao hospital e descobre que tem câncer nos pulmões. O sujeito que pegou a lança do destino caminha pelo deserto enquanto uns bois morrem por onde ele passa:
   A mortandade do gado é uma praga que costumava no passado ser atribuída a ação de bruxas. No apartamento Constantine é visitado por um sujeito chamado Beeman que trás a ele alguns objetos supostamente eficazes contra as criaturas que ele enfrenta especialmente demônios: água benta do rio Jordão, fragmentos da bala da tentativa de assassinato do papa (nesse contexto parece que os produtores do filme quiseram considerar tais fragmentos como algum tipo de "relíquias que encostaram no corpo de santos") uma caixinha com "besouro de Amityville" (em referência ao caso ocorrido em Amytiville em 1974 quando o filho mata todos de sua família alegando que ouviu vozes dizendo pra ele fazer isso. A ideia dos produtores é que o som produzido por tal besouro causa irritação em demônios mas não há embasamento para isso. Certos blogs dizem que esse besouro seria um escaravelho considerado um símbolo mágico/religioso no Egito antigo, isso é outra interpretação deturpada não tem fundamento, no Egito antigo o escaravelho era considerado um símbolo de ressurreição pois rolava uma bola de excremento semelhante ao ciclo do sol nascendo e morrendo além dele botar os ovos nessa bola de onde nasciam novos escaravelhos mais um símbolo de ressurreição) e uma arma que expele fogo. Em uma biblioteca Angela tenta convencer seu padre a fazer um funeral católico para Isabel mas ele afirma que ela não pode ter porque se suicidou e na tradição católica se considera que os suicidas vão para o inferno pois é um pecado mortal (um dogma muito pesado para ser levado tão ao pé da letra assim) e Constantine conversa com o anjo Gabriel interpretado por Tilda Swinton. Os produtores retrataram Gabriel com um visual andrógino masculino e feminino ao mesmo tempo baseados no conceito de que anjos não tem gênero definido, na minha opinião um conceito equivocado. O padre médium está correndo as mãos por uns jornais rastreando as informações ele ouve as notícias na sua cabeça ao passar as mãos neles. Um jornal lhe chama atenção é o que fala sobre o suicídio de Isabel. Angela está assistindo o vídeo de Isabel se jogando do prédio e vê no vídeo ela se virando para câmera e dizendo Constantine. Após sair da biblioteca Constantine é atacado por demônios na forma de insetos (mais um exagero dos produtores, o que se sabe é que em certos locais onde há "infestação de demônios" costuma aparecer muitos insetos, cheiro ruim e a temperatura cai). Constantine vai para o bar do Meia Noite que o Chas Kramer chama de "Papa Meia Noite" dizendo que ele era um guerreiro do bem que jurou neutralidade na luta do bem contra o mal. Na entrada do bar o segurança mostra uma carta e Constantine diz qual a imagem do outro lado, Chas não adivinha e por isso é barrado pelo segurança. Esse método é para permitir a entrada apenas de pessoas com dom mediúnico suficiente para adivinhar. Antes de entrar na sala do Meia Noite sai de lá um sujeito com metade do rosto queimado. Isso foi colocado para insinuar que foi o Meia Noite que queimou o rosto desse sujeito em alguma disputa, em algumas tradições africanas é dito que alguns feiticeiros tem o poder de aquecer as mãos até o ponto de poder queimar. Esse é o Meia Noite do filme interpretado por Djimon Hounsou:
   O conceito desse personagem veio dos quadrinhos onde Papa Meia Noite (chamado Linton Midnight) é um feiticeiro voodoo que veio da Jamaica e aprendeu as tradições voodoo de sua mãe, é retratado ás vezes como aliado ou inimigo de Constantine e está sempre em busca de mais poder mágico ocasionalmente de artefatos. Nos quadrinhos aparecem muitos feiticeiros de origem africana pois Londres é uma cidade que tem imigrantes de várias partes da África, mas, esse Meia Noite pertence a outro ambiente não é africano é do ambiente de Nova Orleans que foi colonizado por franceses e negros do Caribe que trouxeram as tradições voodoo. Esse Meia Noite do filme parece ter tanto características dos adeptos voodoo de Nova Orleans quanto de feiticeiros africanos. Alguns blogs relacionam o colar que ele usa com um escorpião ao quinto pantáculo de marte do livro "A Clavícula de Salomão". Se ele se especializou em "caçar demônios" então ele é um tipo específico de exorcista chamado na tradição árabe de "rifai". Em meu livro "Análise Sobre Mitos e o Oculto" especificamente na parte que falo sobre demônios eu expliquei que os rifais pertencem a uma tradição muito antiga desde o antigo Egito, vulgarmente chamados de "encantadores de serpentes" eles íam até as casas das pessoas e "conjuravam" demônios que estavam na forma de serpentes e escorpiões que viam espontaneamente para serem capturados pelos rifais, o padre Jose Antonio Fortea viu alguns rifais realizarem tal ato. Meia Noite diz que Constantine lhe vendeu relíquias falsas. Constantine pede para usar a "cadeira" e Meia Noite diz que não pode deixar porque é neutro. 
   Em seu apartamento Constantine é visitado por Angela. Ao entrar ela repara em umas inscrições no batente da porta:
   Alguns blogs sugerem que seria o salmo 91, um salmo que fala sobre a proteção de Deus. O batente da porta possui um significado importante nas tradições antigas pois é por onde as pessoas entram na casa, inclusive se considerava que os demônios também entravam pela porta por isso desde o passado haviam certas técnicas para proteger essa parte da casa. Os judeus tem até hoje a tradição do uso da chamada "mezuzah" um recipiente com um pedaço de pergaminho inscrito com um trecho da Torá colocado no batente de portas geralmente com a letra hebraica "shim" desenhada por fora, uma foto de uma mezuzah no batente de uma porta:
   Angela pede a ele se ele tem informações para esclarecer porque Isabel se matou, a princípio ele se recusa a ajudar. Depois ambos são atacados por demônios na rua e Constantine enrola um pano na mão e acende. Sugere-se que tal pano seria um pedaço da túnica de Moisés, mais uma "relíquia de santos" entretanto os produtores extrapolaram bastante se existisse tal relíquia ela não deveria ser usada de modo tão vulgar praticamente descartável! Constantine diz que quer se certificar se Isabel realmente está no inferno e vai ao apartamento de Angela. Lá, ele pede a Angela para colocar uma bacia de água em frente a uma cadeira e pergunta sobre os objetos de Isabel. Angela pergunta em tom zombeteiro que se é algum tipo de feitiço não precisaria de velas e um pentagrama (em referência a magia cerimonial) ele responde "você os tem?". Constantine pega o gato dela e diz que gatos são úteis "metade no nosso mundo, metade fora" pede a ela para sair do apartamento (pessoas céticas costumam atrapalhar o funcionamento de certos rituais pelo próprio ceticismo) e começa a contemplar os olhos do gato:
   Já existe muita superstição em relação a gatos aqui no ocidente por causa das pessoas associarem eles aos "espíritos familiares" das bruxas por isso é necessário esclarecer. Em essência são apenas animais comuns iguais a tantos outros. Qualquer animal pode enxergar os planos mais sutis, só que os gatos melhor do que outros animais. A ideia dos produtores desse estranho ritual de Constantine para acessar o "inferno" provavelmente veio de Nostradamus. Nostradamus começou a estudar conceitos de ocultismo desde criança com seu avô materno, ao crescer continuou estudando, conhecia bem sobre cabala, alquimia e astrologia. É dito que ele praticava ás vezes um estranho ritual que envolvia uma longa fricção em um gato, como pra o quê e com qual objetivo não temos os detalhes ao certo. Ao "acessar" o inferno é mostrado como sendo o mesmo ambiente de Los Angeles porém destruído, queimado e com um vento cortante soprando (ideia dos produtores). Lá ele vê Isabel e pega a fitinha do braço dela trazendo-o ao voltar. O padre médium vai até o necrotério e checa o corpo de Isabel percebendo o símbolo no pulso dela. Depois ele vai até uma loja de bebidas e tenta virar as garrafas mas tem a ilusão de que o líquido não sai (ilusão criada pelo demônio Baltazar) assim ele morre mas antes pega um pedaço de vidro e risca o símbolo na palma da própria mão. Contantine vai até o corpo do padre e percebe o símbolo ligando para Beeman para saber o que significa. No quarto de Isabel Angela diz que costumava deixar mensagem no vidro da janela e ao baforar encontra uma menção escrita por Isabel antes de morrer, está escrito Coríntios cap. 17, Angela diz que não existe capítulo 17 em Coríntios e Constantine diz que Coríntios tem 21 capítulos na "bíblia do inferno". Podemos supor que aqui os produtores do filme estivessem fazendo referência a algum "livro apócrifo" livros não reconhecidos como oficiais pelo Vaticano. Beeman encontra na "bíblia do inferno" o símbolo com um círculo e uma cruz e diz que é o símbolo de Mamom o "filho do diabo". "Mamom" em hebraico significa "dinheiro" mas devido ao contexto em que é mencionado no evangelho de Lucas cap. 16 versículo 13, ele acabou sendo considerado pelos intérpretes como uma entidade que representa a ganância, cobiça e avareza. O conceito de "filho do diabo" pertence apenas a ficção e outra ficção também menciona isso o filme "Warlock 2- O Armagedon" onde também aparece a lança do destino. Beeman é morto. Angela deseja ver o "outro lado" e Constantine a mantém na banheira, nesse caso ele força ela para se afogar, assim, nesse estado de semi-morte ela pode enxergar. Contantine descobre pelo gesto que Angela imita com a moeda entre os dedos que o demônio Baltazar está por trás das mortes de seus amigos. Constantine coloca em Angela o colar de proteção usado pelo padre médium e vai atrás de Baltazar. Após lutar contra Baltazar ele fica sabendo que a ideia era usar uma médium poderosa e abri-la com a lança do destino para trazer Mamom ao plano físico. Constantine invade o bar de Meia Noite e exige usar a cadeira, Meia Noite arremessa ele contra a parede primeiro com a mente, depois queima o corpo dele na altura da barriga com as pontas dos dedos. Meia Noite aceita ajudar e eles vão até um lugar cheio de relíquias religiosas. A cadeira está lá é uma cadeira daquelas usadas na execução de prisioneiros uma "cadeira elétrica". Constantine pergunta pra que lado fica o leste e vira a cadeira, não sei qual a ideia disso no filme mas na magia cerimonial o leste é o lado mais recomendado e o norte o pior para rituais. Constantine senta na cadeira e após Meia Noite jogar água no chão assopra três vezes, isso é típico da magia árabe tanto a repetição de movimentos três vezes quanto o sopro que eles acreditam que contém a vontade, a energia do operador. Ao "acessar" o outro lado através de um choque Constantine vê o sujeito que pegou a lança do destino indo em direção a clínica onde Isabel se jogou. Chas funde algumas balas com fragmentos de relíquias para ser usado na arma de Constantine. Chas vai até o centro de distribuição de água da clínica e "abençoa" a água. Ele acende seu isqueiro nos sprinkles e a água "abençoada" afeta os demônios na clínica. O sujeito que trouxe a lança do destino afoga Angela que fica possuída por Mamom. Constantine com a ajuda de Chas exorcisa Angela, mas, o demônio arremessa Chas contra o teto matando-o. Constantine junta os braços nas suas tatuagens e diz "para luz eu te ordeno". Essa tatuagem nos braços é um símbolo chamado "enxofre perfeito":
  Esse símbolo foi feito por um alquimista do século XVII chamado Thomas Vaughan. Em linguagem alquímica o enxofre representa a vontade, especificamente a vontade masculina, a ideia de usar esse símbolo e pronunciar "para luz eu te ordeno" é para contrapor a sua vontade contra qualquer outro "feitiço" que esteja sendo feito ou ilusão. Então Gabriel aparece era quem estava por trás da trama toda. A ideia de anjos saindo do controle e acelerando o caos também aparece na série "Sobrenatural". Constantine pronuncia uma breve oração e corta os pulsos. Lúcifer aparece para buscar a alma dele e ele diz que Gabriel está ali perto tentando trazer Mamom para o plano físico. Quando Gabriel está quase usando a lança para "abrir" o corpo de Angela, Lúcifer pega o corpo dela. Ao tentar atacar Lúcifer Gabriel percebe que perdeu a "graça" divina. Quando Lúcifer tenta levar a alma de Constantine sua alma se dirige ao "céu" pois praticou uma boa ação sincera antes de se suicidar. Para evitar que a alma dele vá para lá Lúcifer cura o tumor nos pulmões dele pois tem certeza de que Constantine cometerá outros erros que o levarão a ser condenado ao inferno ao longo da vida. Por fim Constantine dá um soco em Gabriel que se tornou humano normal. No final Constantine entrega a lança do destino para Angela escondê-la em lugar seguro. Assim termina o filme.
   Concluindo, como o leitor pôde perceber, os produtores do filme se basearam em alguns conceitos de ocultismo e tomaram a liberdade para exagerar e interpretar da maneiram deles. No mais espero que tenham gostado dessa resenha.
   
          
        

5 comentários:

  1. Eu adoro muito o trabalho de Djimon Hounsou. Um dos aspectos mais importantes de cada produção é o seu elenco, pois deles despende que a história seja caracterizada corretamente. Acho que em Rei Arthur a Lenda da Espada fizeram uma eleição excelente ao eleger os atores,sobre tudo ancho que é umo dos melhores da Djimon Hounsou filmografia . Gostei muito desta história, acho que é perfeita para todo o público.

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  2. Olá Scarlet, obrigado por deixar seu comentário! Djimon Hounsou é realmente um excelente ator, e nesse filme Constantine ele encarnou um ótimo personagem bem elaborado, o Papa Meia-Noite desse filme tem características dos adeptos do Vudu, dos feiticeiros africanos e dos magos árabes.

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  3. Me indica algum livro sobre esoterismo ou ocultismo, ?

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    1. Olá Renan. Depende do que vc está procurando se são livros sobre grupos esotéricos(ordens iniciáticas), ocultismo prático, diferentes vertentes/escolas do oculto ou o paranormal de modo geral. Vou recomendar os meus livros, os links estão á direita do blog. Obrigado por deixar seu comentário.

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